Brinque o carnaval em segurança

Carnaval é um período em que o pessoal fica tão envolvido com a folia que dá uma desencanada com segurança e conforto.

Carnaval  com confortoe segurança

Mas, mães e pais não podem perder o foco e devem manter ambos para seus filhos: segurança e conforto. Tanto deles quando as próprias pois crianças são dependentes e nossa responsabilidade, certo?

Vamos às dicas!

Carnaval em segurança: na Praia

Temporal à vista
O Brasil é campeão mundial na incidência de raios, com 50 milhões de casos por ano, de acordo com o Grupo de Eletricidade Atmostérica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Por isso, quando perceber que um temporal se aproxima, procure imediatamente um local protegido, como casa, prédio ou se abrigue dentro de um carro, desde que ele esteja com os vidros e portas fechados. Quiosques, tendas e guarda-sóis não são seguros.

Sinalização na praia
No Litoral, sempre dê preferência às praias protegidas por guarda-vidas. Informe-se sobre os locais mais seguros para o banho de mar e obedeça as placas de indicação de perigo.

As placas de sinalização indicam os perigos da praia. Não entre em locais sinalizados com a placa de perigo.

Não confie em boias
Boias, espaguetes, colchões de ar e outros flutuadores dão uma falsa impressão de segurança e são facilmente arrastados pela correnteza.

Álcool e mar nem pensar
Aquele chopinho a mais faz diferença. Não entre no mar se ingerir bebidas alcoólicas. O álcool inibe a noção de perigo, facilitando o afogamento.

Pedras podem cortar sua diversão
Curta o mar, mas fique longe de pedras e costeiras. Elas são escorregadias e dificultam a prestação de socorro.

O que fazer se não der pé?
Caso sinta a correnteza puxando para o mar, fique calmo, sinalize por socorro imediatamente e nade paralelo à praia até conseguir ajuda de alguém próximo a você.

Lembre-se do sol
Praia, sol e mar sem protetor solar não combinam. Cuide da sua pele! Não se esqueça de aplicar o produto antes da exposição ao sol, e de reaplica-lo a cada duas horas – ou após o banho de mar. Utilize produtos específicos para crianças e, para você, os indicados para sua tonalidade de pele.

Atenção ao conforto!

Usar calçados confortáveis e evitar salto alto nos dias que antecedem as comemorações, diminui a incidência de lesões, como bolhas e feridas, e reduz o cansaço nas pernas e nos pés.

Para aliviar o cansaço e as dores já existentes, diminuir o stress e reduzir calos, vale relaxar os pés de 15 a 20 minutos em uma bacia com água quente e sais de banho, ervas, óleos ou sal grosso, o famoso “escalda pés”.

Para garantir uma pele macia e sem rachaduras, vale esfoliar semanalmente ou quando necessário os pés durante o banho, com produtos próprios para a região. Outra dica valiosa é hidrata-los diariamente antes de dormir com cremes específicos, de preferência com ureia ou glicerina na composição, e vestir uma meia de algodão, que ajudará na absorção do creme pela pele.

No caso de surgirem bolhas, pequenos calos ou escoriações causadas pelo atrito do calçado com a pele, ter em mãos curativos de diferentes formatos que se adaptem ao tamanho do machucado, pode salvar o resto da festa!

Roupas leves também são ótimas aliadas do conforto. Nada de fantasias quentes e pesadas. Se tiver muito calor, use só o colarzinho havaiano sobre uma regata e um shorts e pronto!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana