Cuidados com as crianças em férias!

Outro dia eu estava assistindo o programa Papo de mãe sobre FÉRIAS, onde uma amiga minha participou com os seus pequenos. E achei muito legal que havia também, como convidada, uma representante da ONG/Associação Férias Viva. Aqui o vídeo para quem quiser:

Bem, sempre precisamos estar atentos aos nossos filhos e aos locais onde eles estão brincando ou passeando. Isso é meio óbvio ne? O que achei legal da associação é que eles nos mostram que situações bem cotidianas podem ser extremamente perigosas.
Claro que não devemos nos trancar em casa, num quarto forrado de almofadas – hahahahah, mas precisamos prestar atenção em alguns detalhes porque em casa também pode acontecer algum acidente (aliás a maioria dos acidentes com crianças são domésticos)!!

E acontece mesmo!!! Domingo o meu pequeno Otavio escorregou num brinquedo e bateu a cabeça na quina do rack da sala… resultado? Muito sangue, 6 pontos e uma tomografia (sobre ela falarei em outro post). E uma mãe e um pai arrasados…
Passado o susto, a urgência e tal, chegamos em casa e parecia que tínhamos sido atropelados…. um estresse emocional muito muito grande.
Mas, como prevenir um acidente assim? É quase impossível manter a sala sem brinquedos no chão, as crianças brincam o tempo todo e, embora haja a regra de só pegar um novo quando o outro estiver guardado, muitas vezes os brinquedos são conjuntos de coisas (peças, carrinhos, bonecas e roupinhas, etc etc).

Bem, minha dica principal é estar ao lado deles o tempo todo. Não deixá-los sozinhos nessa fase (final – assim espero – do terrible two) nem por um minutinho… acidentes acontecem com a gente longe ou perto, mas estando perto podemos tentar evitar.

Nunca deixe as crianças entrarem na cozinha quando estiver com o fogão ou forno ligados. Isso é regra aqui em casa. Tenho pavor de queimadura de sol, que dirá com fogo…

Coloque portãozinho no pé e/ou no topo das escadas. Embora eles aprendam a abrir, quando chegar essa fase eles já estarão mais seguros e equilibrados.

Seja repetitiva e fale sempre sobre o que pode acontecer se ele desobedecer. Cuidado para não traumatizar… hehehe

Tudo isso também vai de encontro com o material que recebi da Osmogel, sobre a campanha “Mães em ação”. O material é incrível e tem várias cartilhas (download aqui) para prevenir acidentes, principalmente queimaduras. Vale a pena visitar o site e o facebook deles.

Hoje, quase uma semana depois, Otavio está ótimo! O corte está bem sequinho, fechando. Segunda vamos tirar os pontos e será só mais uma história para contar!

Tags: ,

0 comentários em "Cuidados com as crianças em férias!"

  1. femarinih disse:

    #fato… dei unfollow em muita gente por pura falta de paciência. Mas… acho que não me arrependi. Isso não significa que eu queria tirar essas pessoas da minha vida… o #fato é que essas não entenderam, ou não quiserem entender que amar não significa gostar de tudo o que a pessoa escreve!

    beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana