Educação começa na porta da escola

Não é de hoje que eu acho que a educação passou a ser artigo de luxo, mas o que tenho visto ultimamente é de arrepiar os cabelos! Não, não estou falando da educação formal, estou falando principalmente do respeito ao próximo!

E, claro, que falando desse assunto eu não poderia deixar de lado os acontecimentos na porta da escola. Todos os dias levo e busco meus filhos na escola e, invariavelmente, em um dos momentos presencio cenas bizarras, pra não dizer egoístas e afins.

imagem: Dreamstime

Fila dupla ou vaga dupla

A rua da escola é estreita e muitas vezes, para estacionar, precisamos que o motorista da outra mão seja gentil e pare até que você termine a manobra. Acontece que sempre tem um apressadinho atrás de você que não entendeu o pisca- alerta ligado nem seu sinal com o braço pra fora, indicando que você eia estacionar e, pronto! Confusão na certa. Ele anda na contra- mão e piora o tráfego da rua.

E quando você chega para pegar os filhos e avista uma brecha para estacionar na porta da escola mas, quando chega bem perto vê que o pai/mãe estacionado está no meio de duas vagas? Affe! É pra matar um né? Egoísmo reina!

Nem vou entrar no mérito das fotos em festas escolares. Já falei da falta de bom senso em outro post.

Bom dia, obrigada e até logo

Vencida a batalha para estacionar é hora de desembarcar os filhos, pegar as mochilas, levar até a classe. E nesses minutinhos passamos pelo porteiro, pelo jardineiro, pela faxineira, por uma ou duas auxiliares de sala e professoras e, às vezes, pela coordenadora e pela diretora também. Vamos falando bom dia do portão até a porta das salas! É um momento de socialização, você está chegando num espaço onde já tem gente, seja educado! Mas, já vi muitos pais que nem bom dia dão para o porteiro!

Desovam Deixam as crianças na porta da escola sem nem dar tchau para os pequenos. Parece que estão se livrando deles. Se fazem isso com os próprios filhos, não dá pra esperar muita cordialidade com a equipe ne? Para mim isso é inconcebível já que é sob os cuidados dessas pessoas que meus filhos estarão. Eles precisam sim ser muito bem tratados por nós.

Eu levo meus filhos até suas salas por opção minha. Poderia deixá-los no portão, mas nem por isso eu seria menos educada com quem os recebesse.

Envolvimento escolar

Outra coisa que me deixa inquieta na observação dos pais é o envolvimento deles com a rotina escolar de lições, projetos e materiais. Pego as crianças e já pergunto como foi o dia, o que aprenderam, que atividades fizeram, se tem lição ou algum material para levar etc etc etc.

Eles sempre avisam com antecedência sobre demandas de materiais específicos e até a lição de casa não precisa ser enviada de um dia para o outro. Mas, nem isso faz com que tudo aconteça da maneira esperada.

Cansei de ouvir da Isa que o amiguinho não levou material ou esqueceu a lição ou, pior, que não fez algo porque os pais não viram a agenda. Frustrante ne?

E eu fico pensando: o que esses pais estão ensinando aos seus filhos? Que modelos eles estão sendo para essas crianças? Modelos de arrogância, desinteresse e falta de educação. Acho que era hora de colocá-los de volta pra dentro da escola e retomar alguns ensinamentos.

0 comentários em "Educação começa na porta da escola"

  1. Melhor presente não há.
    Feliz dia das mães.
    Beijo.

  2. Thati disse:

    Booom demais. =)

  3. Thaty disse:

    Verdade, melhor presente do mundo! Além de ver esses sorrisos todos os dias!

    Beijos
    Tati
    Mulher e Mãe

  4. Carol Baggio disse:

    Lelê,
    essa foto mostra que vc já tem dois presentes lindos… rs
    Se fosse pra pedir algo de verdade, bem q eu queria ganhar um carro ou casa novos… mas isso como “Carol”. Como mãe eu to feliz da vida de ter minha pequena linda e saudável, e saber que estou aprendendo muito com ela todo dia!
    Beijos e Feliz Dia das Mães!!!
    Carol

  5. Julia Costa disse:

    Lele, é tudo o que a gente quer! Saúde e a melhor educação para os nossos!! ;) Feliz dia das mães para vc!!! Beijos, Julia.

  6. Oi Lele,
    Eu adoro ter um dia para chamar de meu, para ser mimada e paparicada.
    Um ótimo pedido para vida inteira.
    Adorei o seu pedido por serenidade.
    Espero que o seu dia das mães tenha sido maravilhoso e seus pedidos tenham sido atendidos.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana