Dicas de limpeza do ar condicionado

O calor chegou de vez aqui!

Estamos em dezembro e, apesar do clima maluco – com um frio absurdo dias atrás, o verão está chegando e os dias quentes são uma certeza.

No escritório tem ar condicionado, no carro também, no meu quarto idem. O entra e sai de ambientes climatizados pode ser um problema para a saúde mas, um outro problema ainda maior pode pegar a gente no verão: a limpeza do ar condicionado e dos climatizadores de ambientes.

Não pude conferir ao vivo as dicas de Consul no Workshop Dicas Bem Pensadas, mas estou aqui dividindo com vocês o material incrível que recebi.

Dicas para limpeza do ar condicionado e climatizador

limpeza do ar condicionado

Como deve ser feita a limpeza dos de aparelhos de ar-condicionado e climatizadores? Existe diferença de quando os produtos estão sendo usados para resfriar ou aquecer?

Não existe diferença quanto à limpeza dos produtos quando utilizados na função aquecimento ou resfriar. Tanto o climatizador, quanto o condicionador de ar possuem a função limpa filtro, que avisa o consumidor a hora de realizar a limpeza do filtro do seu produto.

Passo a passo:

Climatizador

climatizador-de-ar-consul-bem-estar-titanium

  • Retire o plugue da tomada.
  • Gire a trava do reservatório de água e puxe-o para fora, deslizando-o nos trilhos.
  • Limpe o reservatório com água corrente, uma esponja macia e sabão neutro. Em seguida seque-o com um pano.
  • Não utilize álcool nem outros produtos corrosivos.
  • Assegure-se de que não haja resíduos no interior do reservatório antes de ligar o produto.
  • Limpe a parte externa do climatizador de ar com um pano úmido e sabão neutro. Em seguida seque-o. Não utilize álcool nem outros produtos corrosivos.

 Condicionador de ar

limpeza do ar condicionado

É muito importante realizar a limpeza periódica do ar-condicionado para aumentar o desempenho do aparelho e garantir a qualidade do ar no ambiente. Os modelos da Consul possuem a função “Aviso Limpar Filtro”, que lembra quando é necessário realizar a manutenção periódica, que deve ser realizada com o aparelho desligado da tomada para evitar choques ou acidentes.

  • Desligue o aparelho da tomada e retire o filtro do condicionador de ar. Nos modelos de janela ou portáteis, o filtro se encontra na parte superior do painel; em modelos split, está localizado na parte inferior do painel central.
  • Limpe a sujeira acumulada no filtro com o auxílio de um aspirador de pó e depois o lave com água e sabão neutro. Alguns modelos de filtro, como é o caso do Hepa e Carbono, não são laváveis e, portanto, devem ser limpos apenas com o aspirador de pó.
  • Para finalizar, seque bem o filtro e coloque novamente no aparelho, sem forçar, para não danificar a peça e prejudicar o funcionamento. Não religue o aparelho antes de realizar estes procedimentos.
  • Por uma questão de segurança utilize sempre uma escada para realizar a limpeza dos aparelhos de ar-condicionado instalados próximo ao teto.
  • Todas as orientações para limpeza e manutenção do ar-condicionado estão no manual de instruções do produto e devem ser respeitadas.

Já vou preparar a limpeza do ar condicionado aqui em casa e cuidar para que a gente fique fresquinho o verão todo e sem o risco de doenças respiratórias!

E se você tem ar condicionado no carro, tem dicas aqui também!

beijos
Lele

Tags: , ,

2 comentários em "Dicas de limpeza do ar condicionado"

  1. Marisa disse:

    Adorei as dicas, cuidar e limpar bem o ar condicionado é muito importante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2019 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana