Mãe está sempre se defendendo

A mãe chega atrasada ao compromisso e vai logo dizendo: tive que trocar a roupa do fulaninho que resolveu fazer xixi na calça bem antes de sair de casa.

Ela nem repara mas já está contando que o dente do filho está torto porque ele chupa o dedo e, por mais que ela pegue no pé, ele não perde a mania. Já engata também com os quilos a mais que teimam em permanecer no seu corpo mesmo ela estando matriculada na academia (mas não frequentando há mais de 3 – ou seriam 6??, meses!).

Na sequência sai falando que a filha está com sono, não dormiu direito, por isso está choramingando, fazendo manha, se jogando no  chão e brigando com as pessoas.

Pois é, mãe está sempre se defendendo. Se justificando, colocando panos quentes, abafando a situação.

Mas eu me pergunto: por que?

Por que a gente tem que se justificar? Se explicar? Contextualizar?

supermom

Não seria melhor viver a vida e a maternidade de forma livre, sem pressões, neuras e cobranças de todos os lados? Usar apenas o coração para guiar as atitudes, racionalizar apenas sobre o que é mesmo necessário e não sobre “o-que-vão-pensar-de-mim-que-não-XXX” – inclua o assunto polêmico que pode ter te tirado o seu sono: parto normal x cesárea, amamentação exclusiva, alimentos industrializados, gadgets, escola bilíngue, etc etc etc.

Por que as mães precisam se enquadrar num padrão, imposto sei lá por quem, e viver a vida se sentindo frustrada, infeliz e incompetente?

Chega de viver na defensiva! Vamos ser a melhor mãe que podemos para os nossos filhos, sempre! Vale a experiência, as referências, os desejos dessa mãe para os seus filhos. Deixe pra lá as cobranças, olhe para dentro de si! SAIA DA DEFENSIVA!

Mãe não precisa de escudo, de contra-ataque. Mãe precisa ser feliz, com suas escolhas, erros e acertos, tentativas e conquistas.

Bora lá ser feliz sem pensar no que os outros vão dizer!

Sim, estou no clima do Dia das Mães! (a data comercial do calendário que eu mais amo desde 2008)

Beijos
Lele

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana