Relembrando: Segundo filho – quando e como descansar

Mãe de dois descansa quando?

Bem, quando nasce o primeiro filho todo mundo (mãe, pediatra, amigos e etc) diz: “DESCANSE! Quando o bebê dormir, durma também!”
OK! Como não sou mal-criada segui as recomendações de todos. Isabela dormia e eu dormia junto!

Tudo lindo!

Mas, e quando chega o segundo filho? Como faz?
Bem, se o mais velho passa parte do dia, ou o dia todo, na escola até que fica fácil manter a recomendação em parte do dia (enquanto você estiver de licença-maternidade), mas e se não?

Lembro que, com a Isa, na mamada depois do banho (por volta das 20h) eu colocava-a no berço e ia pra cama também. Mas agora com ela grande e ativa isso ficou impossível.
A verdade é que muito mais o segundo filho se adapta ao horário da casa do que o contrário.
Aqui em casa funciona assim: acordam a hora que querem (não acordo criança dormindo nem pagando! hehehe), Otavio tira ainda 2 ou 3 sonecas durante o dia (está com quase 7 meses). Banho nos 2 por volta das 20h. Só que, diferente da época da Isa filha única, ele não vai para o berço nesse horário. Fica com a gente na sala, brinca ou faz soneca – conforme sua necessidade, e vai para o berço só por volta das 22h30. Mas aí a vantagem é que vai até a manhã do dia seguinte, por volta das 7h.

Segundo filho: E eu? Descanso que horas?

Bem, confesso que no começo foi bem trabalhoso e cansativo porque Otavio acordava de madrugada e Isabela queria brincar até tarde e meus descansos durante a tarde (quando a Isa está na escola) eram raros.
Agora eu descanso à noite.
Tento ter a melhor noite de sono possível.
Claro que eu conto com a ajuda do marido que fica com a Isa caso ela estique um pouco mais à noite e eu esteja caindo de sono, e também durante a noite, se a Isa acordar ou o Otavio – quando não é para mamar, ele vai lá checar e ver o que precisam. Isso é importante demais. Além de reforçar o vínculo do pai com as crianças, faz a gente se sentir melhor, pois tem um companheiro de verdade ao lado.

E no final de semana?

Geralmente no sábado a gente sai e não rola nenhum tipo de descanso durante o dia. As crianças dormem no carro entre uma parada e outra e tudo bem. Mas no domingo eu aproveito! Costumo ir para a casa da minha mãe aonde tem avós, tias e primos doidos para ficarem com as crianças e aí eu até arrisco, vez ou outra, uma soneca á tarde.

Claro que existem outras opções, como ter babá, por exemplo, mas não foi a minha opção então não posso falar sobre.
No meu caso, o apoio do marido durante a semana e da família nos finais de semana, é fundamental para manter a saúde física e descansar!

Beijos
Lele

Post publicado originalmente no Test Drive Mami – novembro/10

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana