Saúde da Mulher todos os dias

Ontem foi comemorado o Dia Internacional da Mulher e, embora eu reconheça os ideais por trás dele, acho que a data perdeu o propósito e, como a maioria, se tornou extremamente comercial.

Saúde da Mulher

Mas, se tem uma coisa que essas datas ajudam, é a fazer as pessoas falarem sobre o assunto ao redor dele. Assim como durante o outubro rosa as pessoas falam da saúde da mulher, exames, prevenção, nos dias que antecederam o dia Internacional da mulher, muitas matérias sobre a posição da mulher na sociedade, feminismo e, o que mais me chamou a atenção: pautas sobre saúde da mulher.

Temos uma coluna de saúde da mulher aqui no blog e continuaremos a trazer conteúdos sobre o tema.

Confiram aqui tudo o que já publicamos!

Vale lembrar que a mulher precisa de cuidados especiais em vários momentos de sua vida.

Existem doenças que afetam mais o sexo feminino, principalmente após a menopausa, quando ocorre uma baixa dos hormônios. Infarto, osteoporose, depressão e o mal de Alzheimer são algumas delas.

Dr. Fábio Sake Kuteken, ginecologista na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, recomenda que as mulheres façam exames preventivos anualmente, principalmente em algumas fases específicas. “Dividimos as fases em três grupos: após a menarca, na idade reprodutiva e, por fim, na fase do climatério”.

Veja agora os principais períodos da vida da mulher que precisam de atenção:

Menarca

A menarca é o mesmo que a primeira menstruação e, desde então, é ideal procurar um ginecologista para acompanhar o desenvolvimento de características sexuais secundárias, como o desenvolvimento mamário, distribuição dos pelos pubianos, anatomia da vulva e o padrão do ciclo menstrual.

Idade reprodutiva

A idade reprodutiva ocorre entre a menarca e a menopausa e é quando ocorrem as orientações de medidas contraceptivas, proteção contra doenças e preparação para uma futura gravidez, por exemplo. Por isso, é ideal que sejam realizados exames de rastreamento para câncer de colo uterino e câncer de mama.

Climatério

O climatério é quando há a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo. Essa é a fase que a incidência de câncer aumenta conforme as décadas de vida. Por isso, é recomendado um rastreamento mais rigoroso, anualmente, para câncer de mama, ovário, endométrio, colo uterino e intestinal.

Além dos exames periódicos, uma alimentação saudável e atividade física regular ajudam na prevenção de doenças, além de proporcionar melhora na qualidade de vida, a energia e a disposição para enfrentar o dia a dia agitado também melhoram.

É fundamental também manter hábitos saudáveis, diminuir o estresse do dia a dia e ser mais flexível nas atitudes, é o que alerta o especialista.

Bem, com saúde não se brinca e nós, mulheres, precisamos ter atenção especial e constante afinal, estando com a saúde em dia tudo flui melhor.

beijos e ótima semana
Lele

Fonte: Dr. Fábio Sake Kuteken, ginecologista na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2019 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana