Alimentação durante a gestação

Comer bem (com qualidade) é fundamental em todas as fases da vida. Mas comer bem (com MUITA qualidade) é fundamental durante a gestação.

Alimentação durante a gestação

Muitas mulheres passam por momentos ruins no primeiro trimestre da gravidez (né Gabis?) e perdem totalmente o apetite já que os enjôos se sobrepõem…. mas cuidar da alimentação durante a gestação é fundamental.

Alimentar-se bem não significa comer por dois! Significa comer os alimentos certos, nos intervalos certos. Além disso as refeições devem ser tranquilas e, se possível, em família.

“É normal sentir mais fome e desejo de algumas coisas, mas é preciso tomar cuidado com a alimentação durante a gravidez. O ideal é manter uma dieta equilibrada, evitando gordura em excesso, tomar bastante líquido, água de preferência, e comer pequenas quantidades a cada três horas”, afirma Juliana Machado, gerente médica da Bayer.

De acordo com a médica, durante a gravidez não é recomendável fazer dietas muito radicais. Por outro lado, também é preciso evitar comer de forma exagerada ou compulsiva. O ganho de peso adequado no primeiro trimestre da gravidez é de um a dois quilos. A partir dessa fase, é normal um adicional de 1,5 a 2 quilos por mês, de modo que se chegue ao fim da gestação com 7 a 15 quilos a mais que o peso anterior.

A dieta balanceada precisar ser composta por todos os grupos alimentares. Para isso, o segredo está na escolha dos nutrientes, que devem ser consumidos adequadamente em cada fase da gravidez para garantir o bem estar da mãe e do bebê.

Alimentos essenciais

Carboidratos – Fornecem energia ao organismo e são importantes para o desenvolvimento do bebê e bem-estar da mulher, pois amenizam a sensação de indisposição, comum durante a gestação.
Fósforo – É importante na formação dos brotos dentários e do esqueleto do feto. Suas principais fontes são carnes magras e laticínios.
Proteínas – Responsáveis por construir, manter e renovar os tecidos da mãe e do bebê. São encontradas em carnes, feijões, leite e derivados.
Vitamina D – É fundamental para a fixação do cálcio nos ossos. Pode ser encontrada no leite enriquecido, na manteiga, nos ovos e no fígado.
Lipídeos (gorduras) – Promovem o aporte de vitaminas lipossolúveis e contêm ácidos graxos essenciais para a formação do sistema nervoso central do feto. São obtidos de carnes, leite e derivados, abacate, azeite e salmão, entre outros.

Alimentos que devem ser evitados

Bebidas alcoólicas, frituras, gorduras e carnes cruas.

Ao longo dos 9 meses as sensações e consequências dos alimentos podem mudar bastante. Se no começo você não quer nem ver comida, no final a fome (e a ansiedade) não irão te largar.

Na gravidez da Isa eu chupava limão loucamente!!! Na do Otavio tinha vontade de comer azeitonas…. comia como se fosse amendoim. AFFE! A sorte é que a minha pressão é super baixa e não tive nenhuma alteração nela já que todo o restante da alimentação era balanceada.

Fundamental MESMO é conversar com seu médico sobre a sua alimentação e sobre possíveis desconfortos decorrentes dela. Ele pode indicar algumas soluções ou a ajuda profissional de um nutricionista para te acompanhar nesse período.

Beijos
Lele

Tags: ,

2 comentários em "Alimentação durante a gestação"

  1. Gabis Miranda disse:

    É isso aí, Lelês!
    Tanto na minha primeira gestação quanto nessa, adoro um limão e abacaxi. Na gestação do Ben não consegui ver morangos, nessa comi muitos!!!
    Adorei o post.

    1. Linda
      cada gestação é de um jeito ne?
      Aproveite o finalzinhooooo
      bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2020 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana