Aplicação de flúor em crianças

Por Fabiana Saraiva

Muitos pais têm dúvidas sobre o flúor – como aplicar, onde é encontrado, quais são os tipos, faz mal ou não?, e hoje trago para vocês algumas explicações que podem ajudá-los no dia a dia com seus filhos, desde de bebezinhos.

Aplicação de Fluor

O Flúor está presente na nossa água de abastecimento (da torneira) na quantidade ideal que precisamos. Usamos essa água para fazer comida, lavar as frutas e verduras. A água mineral (de galão ou de garrafa) não tem praticamente nada de flúor! Portanto não faz bem para os dentes do bebê usar apenas a água mineral. Fazer as mamadeiras com água filtrada ou água da torneira fervida é com certeza a melhor opção.

O creme dental possui uma quantidade de flúor muito alta e não deve ser engolida por ninguém. Quando engolido por crianças em pequenas quantidades diárias pode causar uma doença chamada FLUOROSE, que é o manchamento dos dentes permanentes. Só percebemos a doença após a erupção dos dentes permanentes. As manchas podem ser leves ou até mesmo severas de cor amarronzadas. A ingestão de creme dental em grande quantidade de uma só vez (como em um acidente caseiro onde a criança come muito creme dental escondido dos adultos) pode causar vômito e diarréia, mas não a FLUOROSE. (as imagens são horríveis mas você pode ver dentes com fluorese aqui)

O flúor aplicado pelo dentista, o flúor gel, é muito importante para o fortalecimento dos dentes de leite e permanentes em todas as fases da vida da criança e também do adulto.

O flúor verniz (Duraphat) é aplicado pelo dentista em bebês. Ele possui uma grande quantidade de flúor e fica grudado nos dentes do bebê. Aos poucos ele é engolido pelo bebê e volta pela saliva de forma sistêmica em grande quantidade durante 24 horas ajudando a remineralizar o esmalte dental.

Portanto, consulte o odontopediatra do seu filho e marque a aplicação de flúor! Dentes saudáveis para crianças saudáveis.

Fabiana Saraiva

Um comentário em "Aplicação de flúor em crianças"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2019 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana