Refeições simples entre o Natal e Ano novo

A árvore foi montada e os presentes já se encontram debaixo dela. A guirlanda de Natal já se encontra na porta de entrada. Ou seja, depois de muita antecipação e algum planejamento a véspera de Natal e o dia seguinte revelam já um grande esforço na preparação de refeições. Mas toda a época de festas é pontuada por pequenos jantares entre os mais importantes e trabalhosos, e estes tem igual significado para amigos e família.

Apesar de serem mais simples, estes jantares entre festas, também requerem um tanto de cuidado e não devem ser servidos os típicos pratos de todos os dias. Afinal, ainda estamos em tempo de celebração.

Como ninguém quer comer novamente o peru do natal, as pequenas refeições trazem o melhor de dois mundos, com cozinha simples mas recheada de tudo o que adoramos sobre a época natalina, ou seja, a inovação nos pratos.

As receitas poderão ser um prato de almôndegas com pistaches e romãs; legumes assados com molho de cogumelos porcini e queijo fresco; couve de Bruxelas com picles japoneses, um peixe defumado acompanhado por arroz, que apesar de não serem pratos que se cozinham todos os dias, são diferentes o suficiente para serem servidos nessa época, e qualquer um deles seria uma boa opção perto do Natal e até o Ano Novo.

E hoje eu trago uma receita para esse período entre festas mas que também requer comemorações!

Sopa de miso com arroz integral e picles

Ingredientes

Arroz integral para sushi 190g

Couves de Bruxelas 750g

Pasta de miso 1 colher de sobremesa

Pickles japoneses

Óleo de amendoim

Modo de fazer

Coloque o arroz numa peneira com base, cubra com água quente, e escorra de forma a drenar a água, e repita o processo umas 3 vezes. Após terminar coloque o arroz numa panela e cubra com água fria e deixe descansar meia hora.

Corte as couves de Bruxelas em metade, traga o arroz ensopado para o fogão e coloque-o a ferver. Adicione uma colher de sobremesa de sal e diminua a chama até a água acalmar. Deixe por 40 minutos no fogão até o arroz se aproximar da consistência final, remova então a panela do fogão e deixe descansar por 10 minutos antes de remover a tampa.

Aqueça o óleo numa panela rasa, limpe e deixe escorrer as couves de Bruxelas. Misture as mesmas com a pasta de miso e transfira para o óleo já quente, movendo-as pela panela até as mesmas ficarem de um castanho dourado.

Remova a panela do arroz, mexa um garfo pelos grãos de arroz, de maneira a soltar um pouco e forme porções em cumbucas ou pratos pequenos. Coloque as couves no arroz e adicione depois alguns pickles japoneses.

Refeições simples

Este é um exemplo de uma refeição mais leve e saborosa, que pode fazer para a sua família e amigos, entre os típicos pratos de natal, para limpar o paladar antes de uma nova orgia de comida, ou do típico peru natalino.

Aposte também em saladas, águas saborizadas e bebidas leves.

beijos
Lele

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2008-2018 © Eu e as crianças | Criação: Helena Sordili | Desenvolvimento: Carranca Design Carranca Design por Felipe Viana